A EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Alcançar a excelência na educação dos surdos, tal qual para outros alunos, é um grande desafio. A baixa qualidade da educação em geral, a falta de qualificação de professores, os baixos salários, os altos índices de repetência, a evasão escolar e a carência de recursos tecnológicos e estruturais básicos são problemas que marcam o sistema de ensino brasileiro. Os desafios na educação de surdos, também influenciados por tais problemas, são agravados pelo fato de que existe uma forte tradição, historicamente marcada na origem dos processos educativos das antigas escolas especiais, voltada para a correção desses sujeitos e que focaliza todos os esforços na tentativa de oralizá-los, usurpando o tempo e os recursos que deveriam ser utilizados na sua formação intelectual.
Educação de surdos em debate / organização: Silvia Andreis-Witkoski, Marta Rejane Proença Filietaz (org.) 1. ed.Curitiba: Ed. UTFPR, 2014, p.42.
GABRIELE GREGGERSEN GABRIELE GREGGERSEN
A principal mudança é aquela para o paradigma do bilinguismo, que valoriza a Libras não só como língua com todas as suas características e qualidades, mas também como primeira língua do surdo, sendo o português considerada a segunda língua do surdo.
As políticas públicas são consequência da luta dos surdos organizados em movimentos em prol da defesa dos direitos do surdo ao respeito à sua língua e cultura e ao convívio sem preconceitos na sociedade ouvinte. Elas também retratam a necessidade que o surdo tem de viver em comunidades surdas, para troca de experiências e comunicação na Libras
JOSIANE DA SILVA JOSIANE DA SILVA
O reconhecimento da Libras como língua na legislação brasileira, assim como o direito dos sujeitos surdos a um ensino bilíngue, constitui uma grande conquista.
Pode-se destacar que a criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito e acesso à educação inclusiva para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino como eram os surdos, como um grande efeito dos movimentos sociais para a consolidação das políticas públicas para educação inclusiva no Brasil.
Origem: Wikipédia,
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CAROLLINE ANDRÉIA PIVA SANTANA CAROLLINE ANDRÉIA PIVA SANTANA
Ainda nos tempos de hoje a luta com a inclusão permanece em diversas formas e âmbitos e apesar das mudanças ao longo dos anos, a políticas pública que deveria assegurar os direitos a uma vida significativa. livre de preconceitos, ativa e respeitosa a língua, sinto que falha em não atualizar os profissionais atuantes em diversas escolas, que permanecem atrasando a educação ou mantendo isolados os alunos.
Visto que não é só uma necessidade isolada é um direito a ser preservado e mantido, acredito que partirá de nós nos qualificarmos e humanamente abraçarmos a inclusão para que futuramente os direitos se façam efetivamente válidos e não seja só mais uma determinação onde a falta de capacitação e consciência permaneçam atrasando a evolução educacional.
GEOMEDSON OLIVEIRA LIMA GEOMEDSON OLIVEIRA LIMA
Todos tem o direito de aprender, o bilinguismo existe e todos deveriam ser alfabetizados na língua dos surdos, já que estudamos Libras deveríamos nos aprofundar muito mais para que possamos ensinar e nos comunicar nessa língua. E não apenas um tradutor específico em sala de aula.
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