BILINGUISMO
Os benefícios do Bilinguismo são inúmeros sob quaisquer aspectos, desde a evidente evolução cognitiva, até um claro grau de confiança moral ao cidadão surdo. Pois àquele sujeito social privado de forma parcial ou integral de sua capacidade auditiva, restará a sua visão, como meio inerentemente compensador, sob uso integral, na sua comunicabilidade. Fato que obviamente tornará a língua de sinais como sua primeira lingua; e tão importante quando a segunda! Sendo assim, escolas bilíngues são o único meio salutar para se chegar ao grau mais elevado de uma moderna sociedade justa. E nós docentes, agentes ativos dessa conscientização, sabemos, mais que um ato cívico, é um ato humanístico aprender Libras.
Embora diga o "Art. 60-A da LDB, entende-se por educação bilíngue de surdos, para efeito desta lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, em escolas bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos bilíngues de surdos, etc." A forma de ensino de uma escola inclusiva, persiste em pôr os bois na frente da carroça! Visto que, incluir alunos surdos em salas de aulas junto a alunos ouvintes, jamais trará um resultado positivo a longo prazo, enquanto para um surdo a lingua primária for a língua portuguesa e a secundária for Libras, a evolução intelectual, o desenvolvimento cognitivo, o repertório cultural e o relacionamento interpessoal, sempre estarão comprometidos.
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